Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Manifestação em taguatinga marca o dia dos estudantes!


No dia 28 de março, dia nacional de luta estudantil, ocorreu no centro de Taguatinga-DF uma manifestação dos estudantes que ficará marcado na memória daqueles que puderam comparecer ao ato.

A manifestação organizada pelo "Conselho de Grêmios", organismo independente das governistas UNE e UBES, teve a presença de estudantes secundaristas e universitários de dezenas de escolas de Taguatinga, da Ceilandia, do Recanto das Emas, do Plano Piloto, de Planaltina além de estudantes da ETB, da Católica e da UnB. A pauta central da manifestação era o apoio a greve dos professores e em defesa da melhoria da Educação Pública.

Apesar da "Juventude Revolução" (PT) ter aparecido na reunião de organização do ato, ficando responsável por conseguir ônibus com o SINPRO, além de dar o calote nos ônibus, nem mesmo deu as caras no ato. Preferiram fazer um dia antes uma manifestação unificada com os burocratas da UJS. Melhor foi para o ato, que pode se desenvolver de forma combativa.

O ato inicou com a concentração estudantil na Praça do Relógio, onde diversos camaradas fizeram falas e puxaram "gritos de guerra". A manifestação, com cerca de 250 estudantes, seguiu pelas ruas de Taguatinga, fechando inteiramente a comercial norte, a comercial sul e o centro diversas vezes. A polícia atuou durante o percurso do ato tentando conter a revolta e organização dos estudantes, buscando inclusive se passar por "companheira" dos estudantes dizendo "apoiar a luta" desde que os estudantes saíssem da rua! A proposta indecente não foi aceita. A manifestação prosseguiu forte, passou na frente da sede local do SINPRO para demonstrar o apoio à greve dos professores, e os gritos "o professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo" perduraram durante todo o ato.

As falas de militantes da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) lembraram que aquela luta não estava isolada, tampouco era carente de história. Além daquele dia marcar o DIA NACIONAL DE LUTA DOS ESTUDANTES, data lembrada pela morte do estudante Edson Luis, baleado pela polícia em 28 de março de 1964, além disso, os estudantes do Chile, da Colombia e da Grécia também estão nas ruas, em ocupações de escolas e universidades, por melhorias da educação. Por isso o canto "No Chile, na Grécia, agora no Brasil, Viva o Movimento Combativo Estudantil" foi acolhido com grande entusiasmo pelos estudantes.

Diferente das passeatas inofensivas da UNE e UBES, controladas pela polícia e seus mini-parlamentares, esta manifestação mostrou aos estudantes a sua força e demonstrou a possibilidade e a necessidade de se construir um novo movimento estudantil combativo, que seja independente do governo Agnelo e Dilma (Afinal de contas quem se esqueceu que UJS e JR/PT fizeram campanha para Agnelo e o defendem até hoje??), enfim, que possa de fato ser a voz dos estudantes por uma educação de qualidade e a serviço do povo.


TODO APOIO A GREVE DOS PROFESSORES!
VIVA A AÇÃO DIRETA ESTUDANTIL-PROLETÁRIA!
POR UMA EDUCAÇÃO POPULAR!
POR GRÊMIOS ESTUDANTIS DE LUTA!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reunião de apresentação da RECC! PARTICIPE! DIVULGUE!


Dia: Sábado (14/04)

Hora: 9:30h

Local: Ao lado de fora do Biblioteca Nacional


Traidores se reunem com o Governo Dilma
Vivemos tempos difíceis para o Movimento Estudantil brasileiro. Essa crise atinge também a organização dos estudantes do DF. Saber identificar quais as raízes/motivos do problema é um passo fundamental para que reorganizemos nossa luta e retomemos um caminho combativo e independente.

A União Nacional dos Estudantes -UNE, dirigida burocraticamente (pelos meios mais sujos como fraudes, perseguição das oposições, etc.) a mais de 20 anos pela UJS e PT, nada mais tem haver com as bravas lutas da déc. de 60/70 travados pelos estudantes. Esta entidade representa atualmente os interesses do Governo Lula-Dilma e seus programas de privatização e precarização da educação (exemplos é o que não faltam: Prouni, REUNI, corte de verbas pra educação, PNE, etc.), não representa mais os estudantes. A estratégia eleitoreira destes partidos tira o protagonismo das manifestações de rua, das organizações de base (grêmios, Centros Acadêmicos), e não apenas isso, esta estratégia gerou anos de ilusão de que votando a vida o povo iria melhorar e mudar. O que vimos mais uma vez foram os acordos do Governo Lula e Dilma com a burguesia, o agronegócio, com os empresários da educação privada.

A Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) nasce nestes tempos conturbados defendendo a retomada do caminho de luta para o movimento estudantil! Estudantes da América Latina e do mundo (Chile, Colômbia, Grécia, etc.) se levantam hoje contra os Governos e seus planos privatistas e anti-povo, fazendo greves, manifestações, ocupando escolas, levantando barricadas. Projetos similares estão sendo aprovados hoje no Brasil, como é o caso do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020),porém, aqui temos a UNE e UBES para “lamber as botas” do governo e defender este PNE! É necessário articularmos uma alternativa de organização que vá para o enfrentamento, para o combate, que saiba diferenciar quem são nossos inimigos e quem são nossos aliados, único meio de vencer. O caminho correto nem sempre é o mais fácil. Venha conhecer a RECC!

Estudantes da USP em ocupação contra a PM e a privatização

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

POR UMA EDUCAÇÃO POPULAR E DE QUALIDADE!


AVANTE A AÇÃO DIRETA ESTUDANTIL!



CONSTRUIR GRÊMIOS COMBATIVOS E INDEPENDENTES!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Toda solidariedade aos trabalhadores de Pinheirinho (SP)!


Trabalhadores se organizam para a justa auto-defesa
     No dia 22 de Janeiro, aconteceu mais uma ação violenta da polícia contra o direito á moradia: o aparelho repressor do Estado foi utilizado para reintregação de pose em favor dos interesses da classe dominante. A polícia invadiu o terreno de Pinheirinho sob um clima de guerra (bombas de gás lacrimogênio, cassetetes, balas de borracha, invasão de domicílio) reprimindo trabalhadores, donas de casa, crianças. Cerca de 7 pessoas estão desaparecidas. O que estava em jogo, porém, era o interesse privado - o terreno pertence á massa falida de uma empresa do megaespeculador Naji Nahas, além de estar em um local "nobre" para a especulação imobiliária. A mídia burguesa, por sua vez, disseminou a notícia da ilegalidade da ocupação de Pinheirinho, com mentiras de que era um local de tráfico de drogas, cumprindo, assim, seu papel de justificar a ação violenta da polícia.

Repressão no Pinheirinho a serviço dos ricos
    Pinheirinho é fruto da luta pelo direito á moradia e, portanto, não é um caso isolado, fragmentado, mas compõe as outras lutas dos trabalhadores por seus direitos. A repressão utilizada também não é um caso isolado.  A população de Pinheirinho resistiu - montando comitês de auto-defesa popular, com barricadas, armas caseiras etc. - porém a ação do Estado e sua polícia assassina fizeram valer os interesses da classe dominante, ou seja, a terra como acúmulo de lucro. Após a expulsão dos moradores, estes foram divididos e enclausurados em galpões como se fossem animais, somente com a promessa de receberem uma "ajuda" do governo com o aluguel, mas sem garantir o direito á terra.


Repúdio a ação violenta do aparelho repressor do Estado!
Viva a luta pelo direito a moradia!
Trabalhadores e estudantes uni-vos contra os interesses da burguesia!

"Nenhuma opressão é permanente, permanente é a luta!"