Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Manifestação em taguatinga marca o dia dos estudantes!


No dia 28 de março, dia nacional de luta estudantil, ocorreu no centro de Taguatinga-DF uma manifestação dos estudantes que ficará marcado na memória daqueles que puderam comparecer ao ato.

A manifestação organizada pelo "Conselho de Grêmios", organismo independente das governistas UNE e UBES, teve a presença de estudantes secundaristas e universitários de dezenas de escolas de Taguatinga, da Ceilandia, do Recanto das Emas, do Plano Piloto, de Planaltina além de estudantes da ETB, da Católica e da UnB. A pauta central da manifestação era o apoio a greve dos professores e em defesa da melhoria da Educação Pública.

Apesar da "Juventude Revolução" (PT) ter aparecido na reunião de organização do ato, ficando responsável por conseguir ônibus com o SINPRO, além de dar o calote nos ônibus, nem mesmo deu as caras no ato. Preferiram fazer um dia antes uma manifestação unificada com os burocratas da UJS. Melhor foi para o ato, que pode se desenvolver de forma combativa.

O ato inicou com a concentração estudantil na Praça do Relógio, onde diversos camaradas fizeram falas e puxaram "gritos de guerra". A manifestação, com cerca de 250 estudantes, seguiu pelas ruas de Taguatinga, fechando inteiramente a comercial norte, a comercial sul e o centro diversas vezes. A polícia atuou durante o percurso do ato tentando conter a revolta e organização dos estudantes, buscando inclusive se passar por "companheira" dos estudantes dizendo "apoiar a luta" desde que os estudantes saíssem da rua! A proposta indecente não foi aceita. A manifestação prosseguiu forte, passou na frente da sede local do SINPRO para demonstrar o apoio à greve dos professores, e os gritos "o professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo" perduraram durante todo o ato.

As falas de militantes da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) lembraram que aquela luta não estava isolada, tampouco era carente de história. Além daquele dia marcar o DIA NACIONAL DE LUTA DOS ESTUDANTES, data lembrada pela morte do estudante Edson Luis, baleado pela polícia em 28 de março de 1964, além disso, os estudantes do Chile, da Colombia e da Grécia também estão nas ruas, em ocupações de escolas e universidades, por melhorias da educação. Por isso o canto "No Chile, na Grécia, agora no Brasil, Viva o Movimento Combativo Estudantil" foi acolhido com grande entusiasmo pelos estudantes.

Diferente das passeatas inofensivas da UNE e UBES, controladas pela polícia e seus mini-parlamentares, esta manifestação mostrou aos estudantes a sua força e demonstrou a possibilidade e a necessidade de se construir um novo movimento estudantil combativo, que seja independente do governo Agnelo e Dilma (Afinal de contas quem se esqueceu que UJS e JR/PT fizeram campanha para Agnelo e o defendem até hoje??), enfim, que possa de fato ser a voz dos estudantes por uma educação de qualidade e a serviço do povo.


TODO APOIO A GREVE DOS PROFESSORES!
VIVA A AÇÃO DIRETA ESTUDANTIL-PROLETÁRIA!
POR UMA EDUCAÇÃO POPULAR!
POR GRÊMIOS ESTUDANTIS DE LUTA!

Nenhum comentário: