Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

[CHILE] Nova onda de mobilização dos estudantes secundaristas e universitários

Manifestação em Valparaíso-Chile (28/08)
Desde o ano passado que a mobilização não parou, porém, agora tudo indica que irá se massificar novamente nas ruas e na radicalização. No último dia 28 de agosto foi convocada um manifestação que contou com mais de 150 mil manifestantes nas ruas de Santiago del Chile, além de protestos também massivos em várias cidades. A "jornada de 28 de agosoto", como foi chamada, foi convocada uma semana depois do Ministro da Educação do Chile afirmar que “las marchas no son masivas y los estudiantes no están siguiendo a sus dirigentes”. 

A alguns meses que a luta estudantil já vinha se acirrando novamente no Chile (desde a última explosão no ano de 2011). Os estudantes secundaristas já estavam ocupando várias escolas, e a polícia estava desocupando violentamente muitas delas, o que vinha gerando revolta nos estudantes e na comunidade escolar.

Agora, após o último protesto de 28/08, os estudantes chilenos passam a discutir o aprofundamento da mobilização e indicam a necessidade de aumentar as ocupações de colégios e universidades ("las tomas" de colégios, como se diz no Chile) e a radicalização por uma educação totalmente gratuita, bem como o estabelecimento de um Sistema Nacional de Educação.

TODA SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES CHILENOS!
VIVA A AÇÃO DIRETA COMBATIVA!
ORGANIZAR PARA LUTAR, LUTAR PARA ESTUDAR!
POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA, DE QUALIDADE E A SERVIÇO DO POVO! 


Estudante chileno revida a repressão policial



Nenhum comentário: