Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ato pelo Passe-Livre Irrestrito e contra a "Fácil" burocrática


A
Assembléia Geral dos estudantes do CEAN, juntamente com a Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC), convoca:


Manifestação em defesa do Passe Livre Estudantil Irrestrito e contra a Fácil Burocrática!

Dia: AMANHÃ!
(Sexta feira 30/04)
Local: CEAN - 606 norte
Horas: Concentração a partir das 10:30h



..................................


Chega de “PASSE-PRESO”!

Chega de alimentar o lucro dos empresários!
Por um Passe-livre estudantil de verdade!


No dia 14/01/10, num ato eleitoralista, o governador neoliberal Arruda, parecendo ter ouvido a uma pauta histórica dos estudantes, sancionou o um dito “Passe-livre estudantil”. Esse passe-livre substitui o antigo sistema de vale, onde o estudante pagava 1/3 do valor da passagem, e implementa uma nova forma de pagamento: o GDF arca com o preço integral da passagem, indo tudo para as empresas mafiosas dos transportes coletivos.

De início, muitos festejaram. Porém, esse “Passe-livre”, que de livre não tem nada, inclui diversas restrições: de quantidade (apenas 54 passes por mês), de horário (uso do passe só é permitido nos horários dos turnos), de localidade e distância (casa-escola/ escola-casa com mais de 1km). Além de os alunos de cursinhos de idiomas e pré-vestibulares não terem esse direito (!).

Na prática, durante esses últimos meses, quando o passa-preso foi implementado, mais problemas apareceram. A burocrática Fácil e a falta de verba do GDF para o passe impediram diversas vezes os estudantes de carregarem seus cartões, tendo estes que pagar do próprio bolso o preço integral da passagem absurdamente cara de um transporte sem nenhuma qualidade.

Importante lembrar que esse “Passe-preso”, apesar de aparentemente ter ajudado muitos estudantes, continua a alimentar a máfia do transporte, retirando dinheiro público para aumentar os lucros já exorbitantes da burguesia parasitária.

Logo, o “Passe-preso” não representa as necessidades reais dos estudantes! Por isso devemos nos organizar em nossos locais de estudo e ir para a luta, através da ação-direta, exigindo um passe-livre estudantil irrestrito e que os patrões arquem por ele, sem nenhum aumento na passagem.


Fora GDF e Máfia do buzão, queremos passe-livre ou vai ter Rebelião!


Rede Estudantil Classista e Combativa - RECC
Grêmio do CEAN