Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Construção do grêmio Estudantil no CEAN


Camaradas, o CEAN atualmente passa por vários problemas, assim como as outras escolas do DF, e as reivindicações dos estudantes são muitas. No ano passado o governo retirou nossos professores de laboratórios, o que foi uma grande perda, pois a prática é muito importante e é muito mais interessante do que somente aulas teóricas. Além disso, a educação está cada vez mais sucateada, corremos o risco de perder o noturno e etc. Diante disso, nós estudantes necessitamos expressar nossas opiniões e termos voz nas decisões escolares, além de termos nosso espaço para debater, criticar e construir nossa luta. Para isso precisamos de uma entidade que nos represente e seja a nossa voz:
o grêmio estudantil. Desde o início do ano, estamos tentando construí-lo, porém foi em vão. Precisamos da ajuda de todos os alunos para que isso realmente aconteça. Por isso, convidamos todos a se mobilizarem para construirmos um grêmio livre e independente, que lute pelos nossos interesses.



O QUE É O GRÊMIO?


O grêmio estudantil é a entidade que representa todos os alunos da escola. O grêmio é exclusivamente dos estudantes. Ao contrário do que se pensa não é um grupinho fechado que decide coisas sem consultar os outros. A partir do momento em que o grêmio existe, todos os estudantes fazem parte dele. Existe uma diretoria que é eleita para organizar as coisas, porém todos podem e devem participar. É nas assembléias gerais que todos os alunos têm poder de voto para tomar as decisões, por isso elas são tão importantes. Através do grêmio, as lutas e reivindicações que temos e muitas vezes não sabemos como desenvolver ganham mais força, pois não é só um aluno sozinho reclamando. É uma organização que tem o poder de construir um movimento, para lutar por esses direitos. Com o Grêmio, a luta de um estudante é a luta de todos os estudantes. Além disso, podemos organizar atividades culturais, esportivas e educativas como concursos, debates, filmes, shows, etc. Mas só podemos alcançar isso se nos unirmos e nos empenharmos!



O QUE ESTÁ POR TRÁS?

Se a educação pública está nessas condições, não é por acaso. Vivemos num mundo globalizado (atual estágio do capitalismo) que se caracteriza pelas políticas neoliberais. O neoliberalismo, entre outras coisas, pretende privatizar o que é público, como saúde, transporte e é claro... educação!!! Privatizar é nos fazer pagar por esses serviços. O que o governo e os empresários pretendem é acabar com a educação pública, gratuita e de qualidade. Eles não se importam se vamos passar na faculdade ou não. Essas vagas já estão reservadas para os ricos, que estudando em escolas particulares tem muito mais chances. Esse descaso com a educação é proposital para manter a estrutura social de classes: os ricos continuam ricos e os pobres, pobres! Se há algum investimento na educação pública é no sentido de preparar os estudantes para ser mão de obra barata para as grandes empresas e gerarem lucros para os patrões. É por isso que a nossa chapa é contra o capitalismo e contra o governo, que está sempre a serviço da burguesia e não do resto do povo! Queremos construir essa luta a partir da base, junto com outras escolas e junto com os trabalhadores da educação, pois todos nós somos afetados. Participamos da Rede Essudantil Classista e Combativa[link aqui], que atua também em outras regiões do Brasil. Unidos e organizados, temos mais força para lutar contra esse sistema que só gera injustiça e desigualdade.

O CEAN sempre foi uma escola de muitas lutas, não podemos deixar essa história morrer. Por isso é tão importante termos consciência do que acontece e continuar lutando para mudar a realidade!


Viva a luta estudantil!
Construir a Rede Estudantil Classista e Combativa!


Chapa Consciência Estudantil -CEAN