Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vitória dos estudantes!


Fundação do Grêmio Estudantil no CEF-04 de Planaltina-DF!

Enquanto playboys enchem a cara nas festas
Meu povo é humilhado nas favelas
Rimo contra a burguesia
O meu grêmio não fala apologia
Só falamos a realidade da periferia”
(Rap de um aluno do CEF-04)

Momento de votação da Assembleia Geral (30/08)

O dia 30 de agosto ficará na memória dos estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) - 04 de Planaltina. Há alguns meses atrás, quando um grupo de alunos da escola juntamente com apoiadores da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) se uniram para iniciar a construção de um grêmio estudantil no CEF-04, tudo parecia muito incerto, mas o que contou no final da contas foi a atuação abnegada e sincera daqueles estudantes, verdadeiros filhos do povo.
A organização começou com as conversas nos inícios e intervalos das aulas, onde o movimento estudantil, as greves e as políticas privatistas do governo eram temas sempre presentes. Depois disso, começaram as passagens de sala em sala, reuniões de representantes para debater a proposta de Estatuto, vários cartazes foram colados nas paredes e um panfleto foi escrito e distribuído na escola para divulgar a importância do grêmio estudantil e da luta pela educação pública. A cada dia mais alunos se juntavam na proposta de construção do grêmio, todos debatiam, buscavam saber o que era o grêmio, como funcionava uma Assembléia, etc. Finalmente, após esse momento de propaganda e articulação, foi marcada, para o dia 30 de agosto, a Assembléia Geral Estudantil, com o objetivo de fundação do grêmio.
Chegamos ao dia da Assembléia. Uma comissão de militantes combativos já estava cedo na escola para ajudar nos trabalhos de organização e agitação junto aos estudantes do colégio. Duas assembléias, uma pela manhã, outra pela tarde, reuniram cerca de 200 estudantes, da 5ª à 8ª série.
O nível dos debates surpreendeu todos que estavam ali. Durante a manhã uma chapa já começou a se formar, e o seu nome foi dado em homenagem ao herói do povo: Carlos Marighella. Na parte da tarde, dois alunos da 7ª série iniciaram falando sobre a realidade das escolas públicas do DF que estão em situação precária, sem lanche digno, s
Debatendo a chapa Marighella


em reformas e coberturas nas quadras de esporte, sem professores suficientes, e questionou que nas escolas particulares, os filhos da burguesia e dos políticos estudam nas mil regalias. Falaram sobre a importância da união dos estudantes aos movimentos populares, já que estes são filhos e futuros trabalhadores, e denunciaram o vestibular como uma prova que visa elitizar a universidade.
Nos dois turnos os militantes da RECC apresentaram a história do movimento estudantil, de Edson Luis e Honestino Guimarães, do dia 28 de março – Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Foi proposto que o grêmio fosse batizado com o nome daquele que era secundarista como todos ali e que o dia de seu assassinado deu origem ao Dia Nacional de Luta Estudantil. Após a votação unânime, o grêmio foi nomeado como Grêmio Estudantil EDSON LUIS!
O Estatuto proposto foi retirado da cartilha de grêmios da RECC com algumas adaptações. O mais ressaltado foi o fato dele não ser presidencialista, mas funcionar através de coordenações (cultura, política, organização, etc.), onde os membros têm os mesmos direitos e deveres. Foram explicados os meios de formação de chapas e como seria feita a eleição. Uma comissão eleitoral da manhã e da tarde foi definida ao final das Assembléias.
Ao final da Assembléia Geral, estudantes do CEF 04 de Planaltina e os apoiadores ainda ficaram bastante tempo conversando sobre a vitória do dia e os projetos futuros que agora poderiam florescer no colégio. Ninguém queria parar a “prosa” na porta da escola, já estava ficando escuro quando todos foram para casa. Mais uma vez que confirmou na prática o que um dia disse Marighella: “O segredo da vitória é o povo”...

Viva o Grêmio Estudantil EDSON LUÍS!
Organizar em cada escola o poder estudantil!
Por uma educação a serviço do Povo!
Avante a luta estudantil combativa!


Mais fotos:


 













sábado, 1 de setembro de 2012

[CHILE] Nova onda de mobilização dos estudantes secundaristas e universitários

Manifestação em Valparaíso-Chile (28/08)
Desde o ano passado que a mobilização não parou, porém, agora tudo indica que irá se massificar novamente nas ruas e na radicalização. No último dia 28 de agosto foi convocada um manifestação que contou com mais de 150 mil manifestantes nas ruas de Santiago del Chile, além de protestos também massivos em várias cidades. A "jornada de 28 de agosoto", como foi chamada, foi convocada uma semana depois do Ministro da Educação do Chile afirmar que “las marchas no son masivas y los estudiantes no están siguiendo a sus dirigentes”. 

A alguns meses que a luta estudantil já vinha se acirrando novamente no Chile (desde a última explosão no ano de 2011). Os estudantes secundaristas já estavam ocupando várias escolas, e a polícia estava desocupando violentamente muitas delas, o que vinha gerando revolta nos estudantes e na comunidade escolar.

Agora, após o último protesto de 28/08, os estudantes chilenos passam a discutir o aprofundamento da mobilização e indicam a necessidade de aumentar as ocupações de colégios e universidades ("las tomas" de colégios, como se diz no Chile) e a radicalização por uma educação totalmente gratuita, bem como o estabelecimento de um Sistema Nacional de Educação.

TODA SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES CHILENOS!
VIVA A AÇÃO DIRETA COMBATIVA!
ORGANIZAR PARA LUTAR, LUTAR PARA ESTUDAR!
POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA, DE QUALIDADE E A SERVIÇO DO POVO! 


Estudante chileno revida a repressão policial